Há diversas formas de encantar os consumidores e fortalecer o relacionamento de uma marca com esse público que sem dúvida é o mais importante para uma empresa. E nem sempre isso é feito por meio de produtos ou serviços. Um exemplo é o que fez a centenária fabricante japonesa de bebidas Suntory. De acordo com o site da revista Wired, a empresa esculpiu cubos de gelos a partir de experiências relatadas por fãs do seu whisky.
O grupo já é conhecido por buscar inovações tecnológicas, como produzir rosas azuis nos anos 1990. E agora, com essa campanha de marketing, recebeu as mensagens dos consumidores que contaram momentos bons que tiveram em suas vidas. A partir disso, foram criados formatos como o do ônibus espacial, guitarra, animais e arquitetura japonesa clássica.
Segundo a Wired, as peças foram criadas a partir de um bloco de gelo com seis centímetros de largura, com bases na tecnologia de impressão 3D. Na confecção dessas esculturas foi usada uma máquina tipo router CNC, geralmente usada para cortes em madeiras. Só que dessa vez a matéria-prima foi o gelo e a ‘oficina’ foi dentro de um câmara gelada.
Os fãs que tiveram suas ideias transformadas em ‘cubos’ de gelo diferentes foram convidados para um encontro especial onde podiam ver as suas ideias em forma de gelo e apreciar a bebida com ele dentro.
A empresa queria realmente impressionar os consumidores com algo que, apesar de efêmero, pudesse ficar guardado na lembrança.
“Há coisas impressas em 3D em todos os lugares, mas nenhuma delas parece útil realmente”, disse Kazoo Sato, diretor da agência que auxiliou a fabricante nesse caso.
Veja abaixo alguns dos trabalhos feitos pela Suntory.
Fonte: Estadão PME